segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dia do Santo Padroeiro da Juventude!


A Igreja, e de modo especial os jovens católicos, celebram hoje a memória de um dos seus grandes Santos e exemplos de vida - São Luíz Gonzaga.
Tendo falecido bastante jovem (23 anos de idade), tendo cumprido grande parte da sua curta vida com um voto pessoal perpétuo de castidade, consagrado inteiramente a Deus e à fé, morrendo mesmo mártir de caridade, foi proclamado como padroeiro da juventude.
Desta forma, cabe a nós relembrá-lo vendo nele um exemplo, em torno da sua espiritualidade de busca, em cada atitude que tomava, do sentido que esta tinha para a Eternidade...

Eis a sua biografia:
Luíz Gonzaga nasceu a 9 de Março de 1568 em Mântua, Itália, numa família rica de destacada nobreza, filho de um Marquês, irmão de um Duque e primo de um príncipe. Como primogênito, seria-lhe destinado o título de seu pai que, assim, o iniciou, precocemente aos 5 anos de idade, numa carreira militar. No entanto, a educação cristã que sua mãe persistira em lhe conceder viria a dar vitórias muito mais significativas...
A partir dos 10 anos de idade passou a exercer o cargo de pajem, eminentemente militar, do Grão-Duque da Toscana e, mais tarde, do próprio Princípe das Astúrias, herdeiro do trono dos Reinos de Espanha e também de Portugal. Ao acompanhá-lo viajou até Alcalá de Henares onde frequentou, na Universidade, os estudos de Filosofia.
Somente com 12 anos profere, secretamente, votos de castidade perpétuos!
Ao receber o Sacramento da Comunhão, curiosamente, nas mãos de um Santo (São Carlos Borromeu), torna público o seu desejo de se tornar religioso consagrado. Imediatamente seu pai tenta demovê-lo, levando-o a festas orgíacas e repletas de vícios, no entanto sem nunca o conseguir demover. (Reza o povo que seu pai, em plenas festas, lhe perguntava "Ainda desejas ser padre?", tendo como resposta "Nisso penso toda a noite e dia!")
Contra vontade de seu pai ingressa na Companhia de Jesus (Jesuítas), com apenas 14 anos, tendo como mestre de noviciado mais um Santo (São Roberto Belarmino), fazendo questão, como forma de não se sentir priveligiado pela sua origem nobiliárquica, de realizar as funções mais humildes e trabalhosas da comunidade.
Por forma a continuar os seus estudos, com 22 anos, foi enviado para Roma, cidade que sofria, nessa altura, uma epidemia de Tifo. Impelido pela necessidade de ajudar os doentes, Luiz se dedicou inteiramente a tratá-los, acabando por se infectar gravemente com a mesma doença.
Veio a falecer na mesma cidade de Roma com apenas 23 anos de idade, a 21 de Junho de 1591.
Foi beatificado pelo Papa Paulo V a 19 de Outubro de 1605, apenas 14 anos após a sua morte, aqui se percebendo a importância do seu testemunho de vida. Veio a ser canonizado, mais tarde, pelo Papa Bento XVIII a 31 de Dezembro de 1726, definindo-se como data para sua recordação especial, o dia da sua partida para o Paraíso.
Aparece representado com o hábito Jesuíta, as flores de Lírio, associando-se à sua virgindade/castidade, e com o olhar fixo no Cristo Crucificado, em sinal de devoção e reflexão interior. ( A sua imagem está presente no lado direito do altar do Sagrado Coração de Jesus da nossa Igreja Matriz.)


Dediquemos-lhe, em especial nesta data, as nossas orações:
"Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afectos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça louvar a Deus convosco lá no céu. Ámen."

1 comentário:

  1. alguém me pode dizer quem é o autor do blogue humor guisande?????

    ResponderEliminar