Tristemente vimo-nos forçados a apagar o chat que acompanhava este blog desde o seu inicio.
O que deveria ser uma ferramenta útil e saudável na troca de pequenos comentários, ideias e sugestões transformou-se num meio abusivo para pessoas cobardes que escondem a sua identidade usurpando o nome de quem em nada está envolvido com a situação.
Os apelos à consciência individual, feitos aquando do inicio dos comentários jocosos e brejeiros, não surtiram qualquer efeito que não fosse o aumento da má-educação nos comentários, chegando a alcançar o insulto.
Infelizmente há quem não saiba separar brincadeira de mau gosto de assuntos sérios...o blog de um Grupo de Jovens não é o local para isto.
Não queremos condenar ninguém, "não atiraremos a primeira pedra", contudo fica a chamada à consciência...
Esperemos que os comentários válidos e respeitadores se mantenham, utilizando o formato de cada notícia.
A todos os visitantes, dispostos a dar um bom contributo ao nosso trabalho, o nosso bem-haja!
terça-feira, 29 de junho de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Dia do Santo Padroeiro da Juventude!
A Igreja, e de modo especial os jovens católicos, celebram hoje a memória de um dos seus grandes Santos e exemplos de vida - São Luíz Gonzaga.
Tendo falecido bastante jovem (23 anos de idade), tendo cumprido grande parte da sua curta vida com um voto pessoal perpétuo de castidade, consagrado inteiramente a Deus e à fé, morrendo mesmo mártir de caridade, foi proclamado como padroeiro da juventude.
Desta forma, cabe a nós relembrá-lo vendo nele um exemplo, em torno da sua espiritualidade de busca, em cada atitude que tomava, do sentido que esta tinha para a Eternidade...
Eis a sua biografia:
Luíz Gonzaga nasceu a 9 de Março de 1568 em Mântua, Itália, numa família rica de destacada nobreza, filho de um Marquês, irmão de um Duque e primo de um príncipe. Como primogênito, seria-lhe destinado o título de seu pai que, assim, o iniciou, precocemente aos 5 anos de idade, numa carreira militar. No entanto, a educação cristã que sua mãe persistira em lhe conceder viria a dar vitórias muito mais significativas...
A partir dos 10 anos de idade passou a exercer o cargo de pajem, eminentemente militar, do Grão-Duque da Toscana e, mais tarde, do próprio Princípe das Astúrias, herdeiro do trono dos Reinos de Espanha e também de Portugal. Ao acompanhá-lo viajou até Alcalá de Henares onde frequentou, na Universidade, os estudos de Filosofia.
Somente com 12 anos profere, secretamente, votos de castidade perpétuos!
Ao receber o Sacramento da Comunhão, curiosamente, nas mãos de um Santo (São Carlos Borromeu), torna público o seu desejo de se tornar religioso consagrado. Imediatamente seu pai tenta demovê-lo, levando-o a festas orgíacas e repletas de vícios, no entanto sem nunca o conseguir demover. (Reza o povo que seu pai, em plenas festas, lhe perguntava "Ainda desejas ser padre?", tendo como resposta "Nisso penso toda a noite e dia!")
Contra vontade de seu pai ingressa na Companhia de Jesus (Jesuítas), com apenas 14 anos, tendo como mestre de noviciado mais um Santo (São Roberto Belarmino), fazendo questão, como forma de não se sentir priveligiado pela sua origem nobiliárquica, de realizar as funções mais humildes e trabalhosas da comunidade.
Por forma a continuar os seus estudos, com 22 anos, foi enviado para Roma, cidade que sofria, nessa altura, uma epidemia de Tifo. Impelido pela necessidade de ajudar os doentes, Luiz se dedicou inteiramente a tratá-los, acabando por se infectar gravemente com a mesma doença.
Veio a falecer na mesma cidade de Roma com apenas 23 anos de idade, a 21 de Junho de 1591.
Foi beatificado pelo Papa Paulo V a 19 de Outubro de 1605, apenas 14 anos após a sua morte, aqui se percebendo a importância do seu testemunho de vida. Veio a ser canonizado, mais tarde, pelo Papa Bento XVIII a 31 de Dezembro de 1726, definindo-se como data para sua recordação especial, o dia da sua partida para o Paraíso.
Aparece representado com o hábito Jesuíta, as flores de Lírio, associando-se à sua virgindade/castidade, e com o olhar fixo no Cristo Crucificado, em sinal de devoção e reflexão interior. ( A sua imagem está presente no lado direito do altar do Sagrado Coração de Jesus da nossa Igreja Matriz.)
Dediquemos-lhe, em especial nesta data, as nossas orações:
"Ó Luís Santo, adornado de angélicos costumes, eu, vosso indigníssimo devoto, vos recomendo singularmente a castidade da minha alma e do meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza, que intercedais por mim ante ao Cordeiro Imaculado, Cristo Jesus e sua santíssima Mãe, a Virgens das virgens, e me preserveis de todo o pecado. Não permitais que eu seja manchado com a mínima nódoa de impureza; mas quando me virdes em tentação ou perigo de pecar, afastai do meu coração todos os pensamentos e afectos impuros e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprime profundamente no meu coração o sentimento do santo temor de Deus e inflamai-me no amor divino, para que, imitando-vos cá na terra, mereça louvar a Deus convosco lá no céu. Ámen."
domingo, 20 de junho de 2010
1 ano de blog!
Em "época de comemorações", relevo também para a marca de 1 ano de existência deste blog.
Ultrapassada a data simbólica de 12 de Junho, na qual, precisamente no ano transacto, foi colocado online este meio de comunicação, em substituição do antigo domínio que, consecutivamente, nos vinha acarretando dificuldades na sua correcta gestão e actualização, as melhorias foram claramente notórias:
- Diversas "páginas" que abordam variados assuntos tais como "Membros", "Eventos/Actividades" ou "História e Princípios".
- Sondagens, Galeria de fotos, diversas hiperligações...noticias do Grupo, da Paróquia, do Movimento Jovem na Vigararia, Diocese, País...
- Total de 77 noticias, contabilizando, como média, uma noticía em cada 5 dias!
Destaque para o grande contributo de um número bastante significativo de visitantes regulares:
- Mais de 4800 visitas, cerca de 13 por dia!
- Menos positivo o facto de poucos deixarem a sua marca (força!) - comentários/sugestões (pelo menos de forma respeitosa e cívica).
Mantemos o compromisso de o manter actualizado :)
A todos os que nos seguem , o nosso Muito Obrigado!
quinta-feira, 10 de junho de 2010
3º Aniversário
Comemoramos, no passado Sábado, 5 de Junho, 3 anos de "re-nascimento" do Grupo de Jovens, uma data especial de comemoração mas, igualmente, de reflexão sobre o que somos e pudemos ser...
Tendo por "palco" o Monte do Viso, começou pelas 14:30h com uns pequenos jogos que procuraram envolver os diversos convidados, sobretudo do Grupo Para a Sociedade - Esmoriz e da Juventude Passionista, que se fizeram representar em grande número (a eles o nosso agradecimento e amizade!).
O "ponto alto" das celebrações deu-se na Capela do Viso, dedicada a Santo António e Nossa Senhora da Boa-Fortuna, que, apesar da hora não muito propícia (16h), se mostrou com uma boa moldura humana, na Eucaristia celebrada pelo Sr. Pe. Farinha. Este dedicou fortes palavras de encorajamento a todos os presentes, centrado na necessidade de mantermos, apesar da idade, "sempre um espírito jovem", pois esse é essencial para "dar vida à Igreja", apontando o dedo aos jovens pois é deles a responsabilidade de "manter viva a fé do Mundo, no futuro".
Toda a Eucaristia mostrou-se uma forma intensa de renovação do compromisso do Crisma e de agradecimento a Deus pela força e fé que tem mantido activo e unido o nosso Grupo, possibilitando que continue a dar (bons) frutos...
Destaque, ainda, para o facto de a Eucaristia, em termos musicais, ter sido inteiramente da responsabilidade e animação do Grupo (com grande ajuda e colaboração do nosso amigo Marlon!), o que demonstra, neste aspecto, um franco crescimento e desenvolvimento, merecendo os elogios dos presentes.
Para terminar, foi tempo de rumar ao Salão Paroquial onde houver lugar a uma churrascada e belos momentos de convívio com o cantar dos Parabéns e jogos colectivos bastante animados.
Esperamos que nos possamos manter, nos anos que se avizinham, com a ajuda e iluminação de Nosso Senhor, cada vez mais dinâmicos e unidos!
(pode ver as fotos na Galeria)
Subscrever:
Mensagens (Atom)