quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Passeio à descoberta do Vouguinha - Actividade "O Despertar"


Próximo Domingo, dia 6, mais uma actividade da Associação Cultural de Guisande "O Despertar", um passeio de descoberta e aventura na linha do Vouguinha, aproveitando as recentes festas do seu centenário. O trajecto será entre Espinho e Aveiro, parando em Sernada do Vouga onde haverá piquenique junto ao rio, bem como oportunidade para experimentar as águas do Vouga.

Informações e inscrições: associacaodespertar@gmail.com

Algumas curiosidades:
- Aquando da sua construção, a obra «enfrentou diversas dificuldades, relacionadas com as características geográficas da região, bastante acidentada, o que obrigou à construção de imensas curvas. A linha ficou mesmo conhecida como “Linha do Vale das Voltas”».
- A Linha do Vale do Vouga tem uma particularidade como uma caricata rotina, nas passagens de nível entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, em que o manobrador chega mais depressa do que o comboio: é que tem de ir à frente fechar as cancelas.
- A ponte rodo-ferroviária em Sernada do Vouga que fecha ao transito automóvel para passar o comboio.
- Actualmente a Linha do Vouga é comandada por um sistema arcaico de comunicações telefónicas entre o chefe de linha, sedeado em Sernada do Vouga, e um elemento que viaja em cada comboio. Em cada estação, este desloca-se a uma cabina onde estabelece os protocolos telefónicos para o avanço em segurança das circulações.
- Atravessando ainda hoje paisagens únicas, do mar à serra, de Espinho e de Aveiro a Sernada do Vouga, a linha foi inaugurada por D. Manuel II (23 Novembro de 1908) durante a apoteótica viagem que fez ao Norte.
- A Linha do Vale do Vouga já foi a ligação mais importante da região.
- A linha - que se desenvolve entre a estação de Espinho-Vouga e Aveiro numa extensão de 96,2 quilómetros - é servida por 13 estações e 32 apeadeiros, e atravessa 33 pontes e três túneis.

Sem comentários:

Enviar um comentário